Ginásio LR Fitness

Aguarde um momento...

CHOCOLATE DO DUBAI

Hoje, dia das mentiras resolvemos partilhar um post a informar que o Chocolate do Dubai só traz benefícios…Será mesmo mentira?! 😉 A verdade é que não se fala de outra coisa e em questões de minutos esgotaram a sua venda em vários supermercados nacionais e quem não conseguiu comprar ficou com a vontade de provar este doce viral.

Mas o que torna este chocolate diferente dos demais? Essencialmente, falamos de chocolate de leite com recheio de pistácio e de kadaif, uma massa tradicional do Médio Oriente e que dá uma crocância característica. E como é em termos nutricionais?

Se formos analisar a lista de ingredientes de uma tablete de chocolate negro, encontramos ingredientes como, por exemplo, ‘pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, emulsionante (lecitina de SOJA), aroma natural de baunilha. Cacau:74% mínimo’. Tendo em conta que a lista de ingredientes está ordenada da maior para a menor quantidade, e que o açúcar se encontra em segundo lugar, significa que é dos ingredientes com maior presença no produto.

Por outro lado, quando analisamos a lista de ingredientes do chocolate do Dubai encontramos ‘pistácio, creme de leite inteiro, leite em pó desnatado, manteiga de cacau, cacau em pó, açúcar, óleo de palma, emulsionante (lecitina de soja), baunilha, sal, aroma natural, farinha integral’. Neste caso, o açúcar já se encontra nos últimos lugares. Se só analisarmos este ponto, “acaba por ser melhor”.

Além disso, o facto de conter na sua constituição cacau em pó, que contém maior teor de antioxidantes, leva a uma redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A presença de pistácio, que apresenta baixo índice glicêmico devido ao teor de fibras e gorduras saudáveis, promove picos de glicose (açúcar) no sangue mais controlados e promove saciedade. Torna-se interessante por esse aspeto.

Apesar disto, o chocolate do Dubai continua a ser um produto ultraprocessado, hipercalórico e rico em gordura, por isso a nossa recomendação é que seja consumido de forma moderada. O equilíbrio deve ser a chave do estilo de vida saudável, por isso, se quer mesmo provar este doce viral, pode fazê-lo, mas sem exageros. Conviamo-lo também a vir falar com a nossa nutricionista ao ginásio para ela lhe fazer um plano saudável e adequado.

Comparando uma tablete de chocolate do Dubai (no caso, a do Lidl, uma vez que é possível adquirir em Portugal) com outros alimentos, este é o resultado: