Quer já treine ou esteja a dar os primeiros passos no estilo de vida mais ativo, saiba que o que come é tão importante quanto o treino.
Seja por questões de saúde, prazer, para manter a forma, superar desafios ou para começar uma mudança de vida, adaptar aquilo que come aos seus treinos é uma boa medida.
Uma boa alimentação é indispensável para que o exercício seja eficaz e tenha qualidade e devemos dar uma especial atenção ao que come principalmente depois do treino, momento em que o corpo precisa de recuperar as energias e evitar o desgaste muscular.
É recomendável aliar boas fontes de proteína a opções ricas em hidratos de carbono (seja sob a forma de fruta, cereais, tubérculos ou pão).
As proteínas vão contribuir para a reparação muscular. Já os hidratos de carbono, ajudam a repor a energia gasta durante o treino. Além disso, o consumo destes macronutrientes ajuda ao aumento de massa magra.
Estas são algumas boas combinações de lanche pós treino:
- Papaia com granola sem açúcar e iogurte proteico;
- Pão escuro com pasta de atum;
- Ovos mexidos;
- Salada de fruta com frutos secos;
- Batido de iogurte proteico com morango e banana;
- Papas de aveia com pepitas de cacau;
- Panquecas de ovo e banana, polvilhadas com canela ou cacau;
- Proteína de abacate congelado com proteína em pó;
A hidratação também não pode ficar de fora, nem durante, nem após o treino. O ideal é fazer a reposição de líquidos até seis horas após o treino. Recomendamos para o aumento do consumo de água nos dias de treino.