Ginásio LR Fitness

Aguarde um momento...

INGREDIENTES PARA UMA PELE JOVEM E SAUDÁVEL

As nossas ações têm um impacto direto na saúde do ambiente e com isso aumentamos o uso de cosméticos naturais e eco friendly. Infelizmente isso pode não ser tão positivo se à mistura houver falta de informação e até algum fundamentalismo.

A cosmética está em constante evolução. A ciência tem um papel determinante em cada formulação, mas é na natureza que está a base de quase tudo.

Apesar de tentarmos escapar a tudo o que não seja natural, há que frisar que se a formulação possui determinados compostos é porque estes se encontram em quantidades seguras para a nossa saúde e bem-estar.

Embora os ingredientes de origem natural sejam presença frequente nos cosméticos, e já vamos conhecer os benefícios de alguns, importa ter em atenção que a cosmética rotulada como natural nem sempre é sinónimo de segurança. Os cosméticos vendidos na farmácia estão sujeitos a esta regulamentação. O mesmo não se passa com os produtos cosméticos que são vendidos nas lojas de produtos ditos naturais.

MEL – Com uma validade infinita e muitos benefícios associados ao seu consumo, o uso de mel na cosmética deve-se sobretudo à ação “cicatrizante” que tem. O mel tem também um poder antioxidante e hidratante, sendo um aliado nos cuidados antienvelhecimento.

CHÁ VERDE – São muitos os benefícios associados a esta bebida produzida através da Camellia sinensis. Na cosmética, o uso de chá verde está associado à ação antioxidante (instável), quando utilizado com outros princípios ativos como antienvelhecimento. Porém, isoladamente consideramos que tem pouco interesse.

MANTEIGA DE CARITÉ – Este é dos ingredientes mais usados em formulações para corpo por ter uma ação hidratante e lubrificante. Com rosa, manteiga de carité e cacau, esta manteiga corporal usa o trio de ingredientes para reduzir a aparência de vermelhidão e irritação. Além disso, hidrata e dá um boost de luminosidade à pele.

SOJA – A Soja parece ser o ingrediente ideal para travar os sinais de envelhecimento, por possuir propriedades hidratantes e antioxidantes, reduzindo a degradação do colagénio. Limpar, nutrir, hidratar e promover uma maior elasticidade da pele. Estes são os muitos benefícios da inclusão de soja na cosmética.

ÓLEO DE COCO – Seja no uso direto na pele ou na inclusão em formulações cosméticas, estamos mais do que habituadas à presença do óleo de coco na nossa rotina de beleza. A ação hidratante é a principal característica, mas precisamos usar um estabilizador para que o óleo não oxide e fique rançoso. O seu uso deve ser evitado por quem tem pele com acne (especialmente se for feita uma aplicação direta do óleo no rosto). É indicado para pessoas com pele seca e desidratada.

AVEIA – Não é apenas uma escolha alimentar diária, há muito que a aveia passou do pequeno-almoço para o boião de creme. Boa para peles secas e sensíveis, este cereal destaca-se pela ação hidratante e calmante da inflamação.

ALOÉ VERA – O início dos anos 2000 foram dos principais momentos de glória da aloe vera, que apesar de não ser uma novidade começou a ganhar um protagonismo tremendo nas rotinas de beleza um pouco por todo o mundo, especialmente sob a forma de gel. Dos vários benefícios que oferece, destaca-se a sua ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, mas, tal como acontece com qualquer outro ingrediente usado na cosmética, a sua eficácia depende sempre da concentração e da formulação (gel, creme, leite…).