O que será mais eficaz para o teu treino?
Se é iniciante no “mundo” da musculação recomendamos iniciar pelas máquinas por ser mais fácil fazer os exercícios com uma postura correta. Quando usa halteres, tem de levantar os pesos e também manter o equilíbrio.
Se já treina, os Halteres por esse equilíbrio que é necessário, os pequenos músculos estabilizadores são obrigados a fazer um esforço maior. As máquinas, por sua vez, situam-se no outro extremo no que se refere a estabilidade. Quando usa uma máquina de press horizontal, por exemplo, o mecanismo estabiliza o peso por si, o que lhe permite ativar mais músculos grandes e levantar mais quilos, ganhando massa muscular mais depressa.
Os halteres permitem-lhe intervalos de movimentos amplos e uma repartição melhor da carga nos músculos envolvidos, além de que requerem uma maior ativação da musculatura sinergista do exercício.
As máquinas guiadas, com polia ou de peso livre ajudam-no a ter mais foco na musculatura que queira trabalhar e, por ser num só vetor de movimento, a incidência sobre o músculo agonista também é maior, o que provoca um trabalho de sincronia e fadiga aguda superior.
E nas polias, a tensão durante o exercício é praticamente constante, o que o levará a uma fadiga maior nos seus treinos e uma ligação superior intermuscular nos exercícios multi-articulares.
Se treinar apenas com máquinas, não trabalhará bem os músculos pequenos estabilizadores e pode acabar lesionado. Com isto queremos dizer que o ideal é fazer sempre um treino onde possa utilizar diferente equipamento e trabalhar várias partes do corpo.
De certeza que não quer ficar apenas com uma parte do corpo trabalhada e assemelhar-se a um daqueles homens que tem um tronco gigante mas umas pernas demasiado magras. A proporção é também o segredo da beleza!
Temos várias máquinas disponíveis no ginásio e halteres para o manter em forma, venha experimentar!