Como criar um novo hábito? Todos gostaríamos de nos tornar a nossa melhor versão. Ser mais produtivo, mais atraente, mais livre, mais feliz. Só que, às vezes, acabamos por nos frustrar a tentar alcançar tal objetivo — e entregamo-nos ao desespero. Só que lamentar não é uma boa estratégia. Em vez disso, que tal tentares promover uma série de mudanças nos teus hábitos atuais?
É natural termos alguma dificuldade em empreender tais mudanças. Um dos principais motivos? Focamos muito no nosso objetivo final, em vez de prestar atenção ao processo para atingi-lo. Mas fica tranquilo. Nós estamos aqui, para te dar umas ideias de quais são as melhores maneiras para criares um novo hábito. Confere a seguir os nossos conselhos:
FICA CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA
O que fazemos repetidas vezes forma as pessoas que nós somos. Isso significa que, se possuis um hábito pouco saudável ou prejudicial a ti mesmo, é necessário que o alteres. Estar consciente disso é o primeiro passo — e é também um dos mais importantes.
MANTEM A DISCIPLINA
Dizem que a disciplina é a ponte entre os objetivos e as realizações. Isso significa que, se formos devidamente disciplinados, teremos muito mais hipóteses de conquistar os nossos objetivos. A disciplina fará com que assumamos responsabilidade sobre as nossas próprias vidas, e também que nos aperfeiçoemos mentalmente e fisicamente.
NOVOS HÁBITOS LEVAM TEMPO PARA SE CONSOLIDAR
Segundo especialistas, hábitos simples podem ser incorporados em cerca de 21 dias. Em outros casos, a depender da complexidade, o esforço por ti despendido demorará mais para dar frutos, chegando a 66 dias. De qualquer maneira, é esse o momento de exercer a virtude da paciência.
FOCO NAS TRÊS PRIMEIRAS SEMANAS
Como dissemos, precisarás de cerca de 21 dias para que um novo hábito simples se transforme em algo automático na tua vida. E, se investires nesses primeiros dias, sustentar as tuas decisões tornará-se algo muito mais simples. Sê perseverante e consistente, cria um compromisso contigo mesmo, como se fosse um compromisso de trabalho.
REMOVE AS TENTAÇÕES
Renova o teu ambiente de modo que este não apresente nenhuma tentação nas primeiras semanas. Se a tua intenção for alimentares-te de maneira saudável, por exemplo, remove de casa os alimentos que não sejam favoráveis ao teu objetivo. Se a tua intenção for parar de fumar, manda fora todos os maços de cigarro. E assim por diante.
ESPELHE-SE EM PESSOAS INSPIRADORAS
Em diversos sentidos, acabamos espelhando-nos nas pessoas que se encontram perto de nós. E, mesmo que não nos espelhemos nelas, é mais provável que adquiramos uma parte dos seus hábitos. Assim sendo, procura associar-te a pessoas que apresentem o comportamento exemplar na área relativa à qual desejas aperfeiçoar-te.
FAÇA SUBSTITUIÇÕES INTELIGENTES
As substituições são extremamente importantes. Quando estamos à procura de nos afastar de um determinado modo de vida, devemos encontrar algo específico que substitua. Por exemplo, se a tua intenção for passar menos tempo no telemóvel, mantem sempre um livro por perto e vira-te para ele quando sentires o impulso de navegar pelos teus aplicativos.
RECOMPENSA-TE A TI MESMO
Oferece uma recompensa a ti mesmo cada vez que colocares em prática com prosperidade o teu novo comportamento. Com isso estarás afirmando e reforçando o mesmo. Se fizeres duas semanas da mais comprometida dieta aliada a uma boa dose de exercícios, por exemplo, recompensa-te com um doce no final de semana. O sabor dele até vai ficar melhor.